Experiência profissional

Monica Cavalcanti associou-se ao escritório em 1998 e tornou-se sócia em 2010. É especialista em operações de compra e venda de empresas, “joint ventures”, reorganizações societárias, e assuntos relacionados à área societária em geral, fusões e aquisições e private equity. Nas operações de M&A atua em todas as fases da transação, incluindo a estruturação do negócio, coordenção de “due diligence”, elaboração e negociação de todos os contratos e documents societários relacionados. Realiza pareceres e consultoria em matérias regulatórias como nas áreas de seguros e resseguros, petróleo e gas e aviação e defesa.

Descrição da prática

Especialista em fornecer consultoria em projetos de M&A, incluindo projetos de “bancassurance” entre as maiores empresas dos Estados Unidos e Brasileiras; elabora e negocia todos os contratos em projetos de M&A, lidera e coordena processos de “due diligence” e projetos relacionados no Brasil e no exterior; aconselha e presta suporte a diversas companhias multinacionais e nacionais a respeito de aspectos societários e contratuais relativos a “Doing Business no Brasil”; redige memorandos e pareceres legais sobre uma variedade de assuntos societários, governança corporativa, operações de project finance e securitização; analisa e presta consultoria em projetos de seguros, resseguros e aviação; trabalhou como elo de ligação do escritório em Curitiba, Paraná, de março de 2001 até fevereiro de 2003.

Clientes, Casos ou Assuntos Representativos

– Participação em grandes projetos de M&A envolvendo diversas áreas como seguros, bancária, petróleo e gas – entre as maiores empresas dos Estados Unidos, Européias e Brasileiras.
– Coordenação e participação em operações de fusões e aquisições, reorganizações societárias, project finance e joint ventures de grandes clientes nacionais e estrangeiros.
– Consultoria sobre matérias relacionadas a seguros e resseguros para clientes com expressiva presença nessas áreas.
– Representa clientes nos segmentos bancário, securitário, energético, químico, petrolífero, farmacêutico, agrobusiness, aviação e defesa, telecomunicações e serviços, dentre outros.

Publicações

– “International Corporate Procedure”, Jordans Publishing, United Kingdom, artigo sobre a Lei das Sociedades Anônimas no Brasil denominado – “Updated Brazilian Corporate law in Brazil”, Versions 9, 10 and 11;
– “Doing Business and Insurance in Brazil”.

Associações e atividades profissionais
Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro e Seção São Paulo
Association of the Bar of the City of the New York.
Associada da Câmara de Comércio Americana – AMCHAM
Comissão de Seguros da Ordem dos Advogados do Brasil / Rio de Janeiro (2004).

Formação acadêmica

– Pós-Graduação – Lato-Sensu em Direito Civil-Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2004)
– International Legal Training – “Strategic Directions for International Practice”, New York/NY – USA (2000)
– Harvard Law School – Program of Instruction for Lawyers – Cambridge/MA – USA (1997).
– Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996)

Textos do Advogado

Entre em contato usando o formulário abaixo: