Áreas de atuação

Mediação e Métodos Adequados de Solução de Controvérsias (ADRs)

 
Conflitos são inevitáveis no mundo dos negócios, porém não devem prejudicar os relacionamentos com clientes e parceiros. Os métodos adequados de solução de controvérsias (ADRs) permitem superar diferenças e focar nos negócios.

O meio empresarial apoia as ADRs, como se vê pelo apoio oferecido pela comunidade empresarial a iniciativas como o Pacto de Mediação. Para suprir essa demanda, as ADR′s receberam ampla guarida legal, como a edição da Lei de Mediação (Lei 13.140 de 2015) e a audiência obrigatória de conciliação ou mediação prevista no novo Código de Processo Civil.

Obter o que se precisa pode ser mais útil do que simplesmente ganhar a causa. Muitas disputas intensificam-se à medida que as partes desenvolvem posições técnicas ou jurídicas que roubam a cena e se tornam o objeto da discórdia, ocultando o problema original e os interesses mútuos. Os ADRs ajudam as partes a manterem o foco no que é essencial em seu relacionamento  e encontrar soluções mutuamente satisfatórias.

Trench Rossi Watanabe Advogados é pioneiro nas práticas de ADR no Brasil, não só pelo trabalho inovador de seu sócio Kazuo Watanabe, um dos maiores estudiosos no tema e mentor da Resolução CNJ 125 sobre o assunto, como também pelo fato de ter diversos sócios e associados com experiência substancial em meios alternativos de solução de conflitos, seja no Brasil, seja no exterior, aproveitando da cooperação com Baker McKenzie Internacional, Swiss Verain, presente em mais de 40 países.

Advogados:

São Paulo:
Marcio de Souza Polto
Gledson Marques de Campos
Ricardo Quass Duarte
Giuliana Bonanno Schunck
Luis Alberto Salton Peretti

Rio de Janeiro:
Joaquim de Paiva Muniz
Andrea Zoghbi Brick Caldas

Porto Alegre:
Ricardo Dornelles Chaves Barcellos