Advogados

 Experiência profissional

Marcio de Souza Polto associou-se ao Escritório em 1998 e tornou-se sócio em 2006. Lidera o grupo de prática de Contencioso Cível e também é membro do "Global IMT Steering Committee", atuando com foco em contencioso civil e comercial, inclusive disputas de natureza societária. Possui experiência em direito norte-americano ("litigation", "complex litigation" e "trial lawyering"), bem como em arbitragens locais e internacionais.

Trabalho no Exterior

Trabalhou em Baker & McKenzie no escritório de Miami, onde atuou na área de "Dispute Resolution".

Prêmios e Reconhecimentos

Marcio de Souza Polto tem sido reconhecido na categoria Contencioso Cível e Comercial pelos principais rankings jurídicos como LACCA Approved, Chambers Latin America, Chambers Global, Leaders League, Latin Lawyer 250, Análise Advocacia 500 e The Legal 500.

Formação Acadêmica

É graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Mestre em Direito ("LL.M. Program") pela University of Pennsylvania Law School - UPENN (Philadelphia, EUA).

Atividades Acadêmicas / Palestras

Participou, como organizador, debatedor e/ou expositor de palestras e seminários destinados a advogados e clientes, abordando – entre outros - os seguintes temas:

- "Penhor de Quotas e Ações - Cabimento e formas de execução judicial e extrajudicial";

- "Fraude contra credores e fraude de execução";

- "Arbitragem - artigo 2º da Lei 9.307/96 vs. art. 9º da LICC - vigência e eficácia",

- "Nova Lei de Arbitragem";

- "Novo Código Civil Brasileiro";

- "Execução e Embargos de Terceiro";

- "Negociações Preliminares e Pré-Contrato - Efeitos e Implicações Legais";

- "Garantias e o Novo Código Civil Brasileiro";

- "ADR - Arbitragem, Mediação e Negociação Estruturada";

- "Common Law e o Sistema Jurídico Brasileiro".

Além disso, Marcio Polto atuou como Professor de Direito Processual Civil (atualmente licenciado).

Obras e Publicações

É responsável pela revisão e/ou elaboração de diversos artigos jurídicos publicados na Revista Literária de Direito, bem como em outros periódicos e/ou revistas especializadas, abordando temas ligados às áreas civil e processual civil, tais como:

- "Aspectos Processuais do Mandado de Segurança";

- "Nova Lei de Arbitragem";

- "Juízo de Admissibilidade dos Recursos Especial e Extraordinário";

- "Lei 9.756/98 e a Ampliação dos Poderes .o Relator";

- "Penhor de Quotas e Ações - Cabimento e formas de execução judicial e extrajudicial";

- "Fraude contra credores e fraude de execução";

Idiomas

Espanhol e Italiano.

Casos e clientes representativos

- Representou clientes-chave como Nestle, PepsiCo e Brasken em 81 ações coletivas ajuizadas contra mais de 40 companhias para obrigar essas empresas a implementar um sistema de logística reversa para embalagens reutilizáveis. Essas ações envolvem um valor agregado superior a 1 bilhão de reais.

- Representou a LIEBHERR em uma ação de indenização envolvendo um pedido de indenização milionário, resultante de um acidente com um guindaste fabricado pelo cliente.

- Representou a  Shell em ações estratégicas ajuizadas pela Municipalidade de Niterói e Maricá perante o sistema de justiça federal questionando certas deduções de custos no cálculo de participações especiais devidas pelas concessionárias em conexão com a exploração de campos de petróleo. Essas  ações são precedentes judiciais importantes e requerem um grande conhecimento de regulamentações governamentais na indústria de Petróleo e Gás e interações entre EMI e grupos de práticas litigiosos.

- Prestou assistência a donos de edifícios comerciais em Brasília (principalmente os maiores fundos de pensão do Brasil) em multimilionário pedido de indenização contra a maior construtora e imobiliária do Centro Oeste. Essa ação de cobrança requer não apenas excelente conhecimento jurídico, especialmente no cumprimento e má conduta administrativa, bem como um trabalho de investigação para encontrar, penhorar e expropriar ativos.

 - Representou a Toyota em uma ação ajuizada  contra autoridade nacional de transporte devido a fraudes que estavam impedindo consumidores da Toyota de licenciar seus veículos, em um litígio multimilionário. Como resultado da ação, uma decisão favorável foi proferida permitindo a Toyota licenciar os veículos (caso contrário, o cliente não poderia mais vendê-los aos consumidores).

Novidades Relacionadas

Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A - 04711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center - 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada - 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 401 - 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Imprensa
JeffreyGroup
Nara Neri 55 11 3185.0800 | Ext.832
Cauê Rebouças 55 11 3185.0800 | Ext.832