O Brasil tem conquistado importantes avanços no comércio internacional e nas áreas envolvendo supply chain nos últimos anos. As exportações brasileiras ultrapassaram, em 2018, o patamar de US$ 230 bilhões, maior valor dos últimos cinco anos, enquanto as importações superaram o montante de US$ 170 bilhões. Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil foi o País que mais adotou medidas para facilitar o comércio e as projeções para o futuro também são positivas.
Com a mudança constante de cenários e a expectativa de que o crescimento histórico seja superado nos próximos anos, é primordial estar atento às regras comerciais e aduaneiras que mudam frequentemente, bem como às normas aplicáveis às diferentes jurisdições, de forma que seja possível optar por modelos de negócios progressivamente mais competitivos e inovadores.
Também é necessário saber formalizar adequadamente as transações comerciais locais e internacionais, aplicando-se salvaguardas apropriadas e estabelecendo instrumentos contratuais seguros.
Trench Rossi Watanabe Advogados, presente em mais de 40 países por meio de sua cooperação estratégica com Baker McKenzie, está a par das mudanças nas diretrizes do comércio mundial, podendo orientar sua empresa em diversas jurisdições. Podemos ajudá-lo a interpretar e cumprir as regras aplicáveis, realizar mudanças que nivelem o ambiente do mercado objetivando segurança jurídica, auxiliar no encontro de estruturas alternativas, bem como na utilização de benefícios de acordos de livre comércio, existentes ou em negociação. Além disso, estamos à disposição para aconselhar sua empresa na estruturação de todo o supply chain, envolvendo todas as fases desde a pré-produção até a pós-venda, de forma a configurar seus produtos e serviços para se qualificarem às preferências comerciais e adequações normativas. Ao conduzir seu negócio, onde quer que seja, recomendaremos a proteção do seu patrimônio material e intelectual, ajudaremos sua empresa a administrar riscos de mercado e a resolver disputas comerciais e aduaneiras.