Atalho

Advogados

Maria Cristine Branco Lindoso

Maria Cristine Branco Lindoso

OAB DF - Nº 55742

Área de atuação: Contencioso Cível

Associada

Brasília

mariacristine.lindoso@trenchrossi.com
+55 61 2102 5035

Experiência profissional

Maria Cristine Lindoso associou-se ao Escritório em 2015. Integra o grupo de prática de contencioso cível, atuando em litígios de alta complexidade, com foco em Tribunais Superiores. Possui vasta experiência na atuação estratégica perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

Formação Acadêmica

É graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em Direito Civil pela Universidade de Brasília (UnB).

Atividades Acadêmicas / Palestras

É professora no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e já deu aula no Programa de Pós-Graduação em Direito no Centro Universitário de Brasília (CEUB) e na Universidade de Brasília (UnB).

Obras e Publicações

É autora e coautora de diversas obras e publicações, ressaltando-se entre elas:

– Discriminação de Gênero no Tratamento Automatizado de Dados Pessoais: como a automatização incorpora vieses de gênero e perpetua a discriminação de mulheres / Livro (Editora Processo).

– Discussões Sobre A Incorporação Do Sistema De Precedentes No Código De Processo Civil De 2015: Uma Análise A Partir Do Temas N° 99 e 112 Dos Recursos Especiais Repetitivos. (Revista eletrônica de direito processual, v. 23).

– Automatização na justiça criminal: Mapeamento dos riscos e considerações sobre o aspecto político da automatização / Livro Constituição, Direito Penal e Novas Tecnologias (Editora Almedina)

– O risco discriminatório da automatização decisória no Poder Judiciário: Perspectivas e horizontes. / Livro Manual de Direito na Era Digital (Editora Foco)

– O uso do compliance e das políticas de proteção de dados como formas de coibir a discriminação algorítmica: Como essas ferramentas podem resguardar as empresas, proteger os usuários e

ainda ajudar na diminuição da discriminação de minorias / Livro Compliance e Políticas de Proteção de Dados (Editora Revista dos Tribunais)

Idiomas

Português e inglês.

Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | 04711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin