Experiência profissional
Maria Cristine Lindoso associou-se ao Escritório em 2015. Integra o grupo de prática de contencioso cível, atuando em litígios de alta complexidade, com foco em Tribunais Superiores. Possui vasta experiência na atuação estratégica perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
Formação Acadêmica
É graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em Direito Civil pela Universidade de Brasília (UnB).
Atividades Acadêmicas / Palestras
É professora no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e já deu aula no Programa de Pós-Graduação em Direito no Centro Universitário de Brasília (CEUB) e na Universidade de Brasília (UnB).
Obras e Publicações
É autora e coautora de diversas obras e publicações, ressaltando-se entre elas:
– Discriminação de Gênero no Tratamento Automatizado de Dados Pessoais: como a automatização incorpora vieses de gênero e perpetua a discriminação de mulheres / Livro (Editora Processo).
– Discussões Sobre A Incorporação Do Sistema De Precedentes No Código De Processo Civil De 2015: Uma Análise A Partir Do Temas N° 99 e 112 Dos Recursos Especiais Repetitivos. (Revista eletrônica de direito processual, v. 23).
– Automatização na justiça criminal: Mapeamento dos riscos e considerações sobre o aspecto político da automatização / Livro Constituição, Direito Penal e Novas Tecnologias (Editora Almedina)
– O risco discriminatório da automatização decisória no Poder Judiciário: Perspectivas e horizontes. / Livro Manual de Direito na Era Digital (Editora Foco)
– O uso do compliance e das políticas de proteção de dados como formas de coibir a discriminação algorítmica: Como essas ferramentas podem resguardar as empresas, proteger os usuários e
ainda ajudar na diminuição da discriminação de minorias / Livro Compliance e Políticas de Proteção de Dados (Editora Revista dos Tribunais)
Idiomas
Português e inglês.