

Maria Rita Ferragut
Área de atuação: Tributário
mariarita.ferragut@trenchrossi.com
+55 11 3048 6825
OAB SP - Nº
128779
Experiência profissional
Maria Rita Ferragut associou-se ao Escritório em 2019. Com 25 anos de experiência, é a sócia líder do grupo de Direito Tributário , atuando com foco em Contencioso Tributário, nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Prêmios e Reconhecimentos
Maria Rita Ferragut recebeu o “Prêmio CARF de Monografias em Direito Tributário 2010” do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.
Ela tem sido reconhecida por sua atuação na área tributária pelos principais rankings jurídicos nacionais e internacionais, como Chambers & Partners, The Legal 500, Leaders League, Análise Advocacia Mulher e Análise Advocacia 500.
Formação Acadêmica
Livre-docente em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (USP), doutora e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Atividades Acadêmicas / Palestras
Professora de Direito doInstituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC/COGEAE). Já lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), INSPER e Fundação Instituto de Administração (FIA/SP). Foi professora assistente no mestrado e doutorado em direito tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Universidade de São Paulo (USP) por 12 anos. Participa em diversos congressos e seminários no país.
É ex vice-presidente da Comissão de Contencioso Tributário da OAB/SP. Vice-presidente da Comissão de Direito Tributário do IASP. Diretora do Movimento de Defesa da Advocacia – MDA. Diretora do WIT – Women in Tax Brazil. Ex-diretora financeira do Instituto Geraldo Ataliba – IGA/IDEPE.
Obras e Publicações
É autora de diversos livros e co-autora de mais de 70 livros/artigos ressaltando-se entre eles:
- Responsabilidade tributária. 4ª ed. São Paulo: Noeses;
- Presunções no direito tributário. 2ª ed. São Paulo: Quartier Latin;
- As provas e o direito tributário. 2ª ed. São Paulo: Saraiva;
- Eficiência probatória e atual jurisprudência do CARF. São Paulo: Almedina, 2020 (coautora);
- Compliance no direito tributário. São Paulo: RT, 2018 (coautora);
- Medidas de redução do contencioso tributário e o CPC/2015. São Paulo: Almedina, 2017 (coautora);
- PRODIREITO: direito tributário: Programa de atualização em direito. 1ª ed. São Paulo: Artmed Panamericana, 2017 (coautora).
Casos e clientes representativos
- Pareceres para várias empresas estrangeiras e brasileiras sobre atribuição de responsabilidade tributária para administradores e grupos econômicos;
- Assessoria a empresas como Bosch, IBM, Santander, Itaú, BRF, Bayer, Serveng e Banco Safra na defesa de autuações fiscais federais, estaduais e municipais, assim como ações legais de vários tipos.
Idiomas
Português e Inglês.
Novidades Relacionadas

Senado aprova Projeto de Lei que tributa investimentos no exterior e fundos fechados no Brasil
Em resumo Ontem, 29/11/2023, em Sessão Deliberativa Ordinária do Plenário do Senado Federal, foi aprovada a Redação Final do Projeto de Lei 4.173/2023, que dispõe sobre a tributação da renda auferida por pessoas físicas residentes no Brasil em aplicações financeiras, entidades controladas e Trusts no exterior, bem como a tributação dos fundos exclusivos no Brasil […]

Jota veicula artigo intitulado “1ª Turma do STJ confere nova interpretação a tratados para evitar a bitributação” de autoria da sócia Maria Rita Ferragut e da associada Caroline Cassar
A sócia Maria Rita Ferragut e a associada Caroline Cassar, do grupo Tributário, assinam o artigo intitulado “1ª Turma do STJ confere nova interpretação a tratados para evitar a bitributação”, veiculado pelo Jota, que discorre sobre tratados internacionais tributários firmados entre Brasil, Alemanha, Argentina e Chile. Clique aqui para ler o artigo.

Lei do Estado de São Paulo aprova mudanças na transação tributária – Lei Nº 17.843/2023
Em resumo Em 09/11/2023 foi publicada a Lei nº 17.843/2023 que dispõe, essencialmente, sobre a transação de créditos tributários inscritos em dívida ativa no âmbito do Estado de São Paulo. A nova lei revoga a antiga legislação acerca da transação no Estado de São Paulo até então em vigor, qual seja, os artigos 41 a […]

Fundos de Investimento em Participações – FIP : Alteração das regras do Imposto de Renda aplicáveis aos Investidores Não-Residentes
Em resumo No último dia 31, foi publicada a Lei nº 14.711, fruto da conversão do Projeto de Lei nº 4.188/2021. Dentre diversas disposições, essa nova lei altera os requisitos para fruição do benefício de alíquota zero do Imposto de Renda (“IR”) aplicável tanto aos rendimentos como ganhos de capital de investidores não-residentes (“INR”) em […]