

Mauricio Pacheco
Área de atuação: Energia, Mineração, Petroquímica e Infraestrutura, Life Sciences, Fusões & Aquisições, Planejamento Sucessório, Societário
mauricio.pacheco@trenchrossi.com
+ 55 11 3048 6795
OAB SP - Nº
222036
Experiência profissional
Mauricio Pacheco associou-se ao Escritório em 2006 e tornou-se sócio em 2016. É integrante do grupo de Corporate & Finance , atuando com foco em Corporate, M&A e Private Equity. Mauricio possui vasta experiência em conduzir operações de Fusões e Aquisições nacionais e estrangeiras, principalmente focadas em projetos relacionados com as indústrias de Consumo, Energia e Life Sciences. Como resultado de sua experiência de 15 anos como advogado transacional, Mauricio Pacheco também ganhou um reconhecimento significativo entre executivos de nível C de empresas brasileiras e membros líderes de bancos de investimento de renome e consultores financeiros de fusões e aquisições. Ele também é membro do China Desk do Escritório.
Prêmios e Reconhecimentos
Mauricio tem sido reconhecido por sua atuação nas áreas de Fusões e Aquisições e Societário, Energia e Projetos pelos principais rankings jurídicos como Chambers and Partners Global e Brasil, Latin Lawyer, IFLR 1000, The Legal 500, Leaders League, LACCA Approved e Análise Advocacia 500, onde foi classificado como Tier 1 na categoria Societário, na publicação mais recente. Em Chambers and Partners, especificamente, ele foi ranqueado na última edição (2022) dos guias Brasil e Global, na categoria Corporate/M&A, em razão da sua atuação de destaque na área. Mauricio também coordenou o trabalho de dois deals/transações premiados em 2021 como “Overseas Deal of the Year” e “Private Equity Deal of the Year” por China Business Law e IFLR Awards respectivamente.
Formação Acadêmica
É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especializado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Direito Societário pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).
Casos e clientes representativos
– Auxiliou a subsidiária brasileira da China State Power Investment Corporation (SPIC) a entrar em um acordo com o conglomerado alemão Siemens, a gigante petrolífera britânica BP e a empresa de logística brasileira Prumo para comprar uma participação em seu projeto conjunto de energia térmica no Brasil. Por meio da transação, a SPIC obteve uma participação de 33% nas duas usinas térmicas a gás da GNA, GNA I e GNA II, que terão uma capacidade combinada de 3.000 megawatts e incluirão um terminal de gás natural liquefeito (GNL) depois de concluídas.
– Assessoria a Hitachi Limited em conjunto com o estabelecimento de uma joint venture entre a Hitachi Limited e a ABB Limited em relação à Divisão de Redes de Rede da ABB, incluindo transformadores, alta tensão, automação de rede e integração de rede, bem como outras empresas de serviços públicos e / ou relacionadas à rede e quaisquer atividades dedicadas a tais negócios, como P&D, funções corporativas e de suporte. Valor da transação: USD 11.000.000.000,00
– Assessoria a Ingersoll Rand na fusão com a Gardner Denver Holdings Inc., criando uma nova empresa combinada, denominada Ingersoll Rand Inc. Por meio dessa transação, a Ingersoll Rand separou seu negócio industrial globalmente para se combinar com a Gardner Denver. Valor da oferta: USD 58.000.000,00.
– Assessoria a Takeda em relação à venda de seu negócio OTC para Hypera. Valor da transação: USD 825.000.000,00.
– Assessoria a cliente na aquisição de diversas clínicas no Brasil.
– Assessoria a cliente brasileiro no desinvestimento de seu negócio de beleza.
– Assessoria a cliente chinês em uma das maiores licitações para construção da ponte entre Salvador e Itaparica.
– Auxiliou uma empresa chinesa de energia na potencial aquisição de participação acionária nas empresas de geração de energia eólica e hidrelétrica de uma empresa de capital aberto. Mauricio está liderando a condução de uma due diligence legal sobre os ativos, negócios e empresas, a revisão dos documentos relevantes para tal perímetro transacional e a revisão e negociação do SPA.
Idiomas
Português, inglês e alemão.
Novidades Relacionadas

Imprensa repercute o evento “Mercado Voluntário de Carbono: o que está mudando?”
Os portais Análise Editorial e Migalhas destacaram o evento “Mercado Voluntário de Carbono: o que está mudando?”, promovido pelo nosso Escritório, em parceria com Climate Connection, no dia 23 de maio. O debate contou com os sócios Renata Amaral, do grupo Meio Ambiente, Consumidor e Sustentabilidade, e Mauricio Pacheco, do grupo Transacional, além de uma série de especialistas […]

Portal Latin Lawyer veicula matéria sobre assessoria do time Transacional à ZEG, na compra do projeto de energia solar
O portal Latin Lawyer veiculou matéria sobre a assessoria do nosso time Transacional à ZEG, em acordo com a Cubico, para a venda do projeto Sobral, de energia solar. Com capacidade de 1 gigawatt, a planta é uma das maiores em desenvolvimento no Brasil. O trabalho foi conduzido pelos sócios Mauricio Pacheco e Evaristo Lucena e os associados Adam Milgrom, Fernando Bammann e Bernardo Borchardt. Leia […]

Portal The Latin American Lawyer menciona assessoria do grupo Transacional à ZEG para venda de projeto de energia solar
O portal The Latin American Lawyer publicou matéria sobre a assessoria de nossa equipe Transacional à ZEG, em acordo com a Cubico, para a venda do Projeto Sobral, um dos maiores projetos solares em desenvolvimento no país. Trabalharam no projeto os sócios Mauricio Pacheco e Evaristo Lucena, e os associados Adam Milgrom, Fernando Bammann e Bernardo Borchardt. Leia aqui.

Portal Migalhas publica matéria sobre sobre assessoria do grupo Transacional à ZEG, em acordo com a Cubico, para a venda do Projeto Sobral
O portal Migalhas publicou matéria sobre a assessoria do nosso grupo Transacional a uma subsidiária da ZEG, em acordo com a Cubico, para a venda do Projeto Solar, um dos maiores projetos solares em desenvolvimento no país. Participaram da negociação os sócios Mauricio Pacheco e Evaristo Lucena, e os associados Adam Milgrom, Fernando Bammann e Bernardo Borchardt. Leia aqui.