

Renata Campetti Amaral
Área de atuação: ESG - Environment, Social and Governance, Direito do Consumidor, Meio Ambiente e Sustentabilidade
renata.amaral@trenchrossi.com
+ 55 11 3048 6800
OAB SP - Nº
308930
Experiência profissional
Renata Campetti Amaral associou-se ao Escritório em 2002 e tornou-se sócia em 2013. Como Sócia Sênior, lidera o grupo de prática de Meio Ambiente, Consumidor e Sustentabilidade. É integrante do Comitê Executivo Global de Mudanças Climáticas de Baker McKenzie e é líder do Grupo de Indústria Consumer Goods & Retail na América Latina. Coordena as iniciativas de sustentabilidade conduzidas pelo B-Green no Brasil.
Na área ambiental e de sustentabilidade, coordena diversos dos maiores casos de contaminação e regularização ambiental do país. Presta assessoria em negociação com autoridades; processos contenciosos judiciais e administrativos; revisão de aspectos ambientais de instituições e operações financeiras; elaboração de disposições ambientais em contratos e outras operações comerciais; gestão ambiental, auditoria legal e outras práticas organizacionais; análise regulatória e institucional e de controle ambiental; negociação e implementação de planos de remediação ambiental; licenciamento ambiental; aspectos jurídicos da proteção da biodiversidade; gerenciamento de crises ambientais; desenvolvimento de políticas e estratégias preventivas para empresas;
negociação e redação de contratos para compra e venda de créditos de carbono.
Em questões relativas a Direito do Consumidor, realiza análise de aspectos do Direito do Consumidor em contratos e transações comerciais, processos contenciosos judiciais e administrativos; atua na solução negociada de questões relacionadas ao Direito do Consumidor; na celebração de acordos com autoridades competentes; na análise, planejamento e supervisão dos aspectos jurídicos de recalls, em campanhas publicitárias e estratégias de marketing; em aspectos de Direito do Consumidor no comércio eletrônico e em questões relacionadas à tecnologia da informação; e desenvolvimento de políticas e estratégias preventivas para empresas.
Prêmios e Reconhecimentos
Renata Amaral tem sido reconhecida há muitos anos por sua atuação na área ambiental por Chambers Latin America, LACCA nas categorias Energy e Environment, Latin Lawyer 250 nas categorias Environment e Administrative Law, Who's Who Legal, Legal 500 nas categorias Environment e Public Law, Leaders League avaliada como "highly recommended", LACCA Thought Leaders na categoria Energy e Análise Advocacia 500 com avaliação Tier 2 na especialidade ambiental.
Renata também é reconhecida por sua atuação na área do Consumidor por Leaders League e Análise Advocacia 500.
Formação Acadêmica
É graduada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui LL.M. pela University of Texas School of Law, Austin, Estados Unidos.
Atividades Acadêmicas / Palestras
Lecionou Direito Internacional e Direito Ambiental na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica e atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Obras e Publicações
É autora/coautora de diversas obras e publicações, ressaltando-se entre elas:
- "Eco-Tourism in Brazil: Legal Framework", Revista de Baker & McKenzie, 2005.
- "Protocolo de Kyoto - O Mercado a favor da Conservação Ambiental", Revista Direito e Economia, Porto Alegre. Artigo redigido juntamente com Ricardo D. Chaves Barcellos, 2005.
- Implementação das Regras de Kyoto - Manual publicado pela Câmara Americana de Comércio, 2005.
- "Crédito de reduções de emissões transacionáveis - um estudo sob a ótica de Coase", Orientadora, Revista de Direito e Economia, 2008.
- Sistema nacional de defesa do consumidor: agentes, mecanismos e desafios, IBRAC 25 anos - Panorama legal sobre as relações de consumo no Brasil / Legal overview about consumer relations in Brazil, Editora Singular, 2017.
- Compliance e Direito do Consumidor em uma era radical de transparency, IBRAC - Panorama legal sobre as relações de consumo na era digital / Legal overview on consumer relations in the digital age, Editora Singular, 2018.
- A Proteção da Confiança do Consumidor por Meio da Adoção de Boas Práticas na Era da Transparência Radical, Revista Brasileira de Direito Comercial Nº 25 – Doutrina - Out-Nov/2018.
- Boas Práticas e Sustentabilidade nas Relações de Consumo" como parte do livro "30 anos do Código de Defesa do Consumidor: A evolução das relações de consumo" organizado e publicado pelo Comitê de Relações de Consumo do IBRAC em 2020.
Novidades Relacionadas

Política Nacional de Pagamentos por Ser...
Em resumo Em 14 de janeiro de 2021, foi publicada a Lei Federal nº 14.119/2021 que estabelece a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (“PNPSA”), que tem por objetivo estimular a preservação dos ecossistemas, dos recursos hídricos, do solo, da biodiversidade, do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado, valorizando econômica, social e culturalmente […]

Ministério do Meio Ambiente abre consul...
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu consulta pública sobre a proposta de Decreto que regulamentará a Logística Reversa de Embalagens de Vidro no território nacional. Trata-se de iniciativa paralela ao Acordo Setorial para implantação de sistema de logística reversa de embalagens em geral (papel e papelão, plástico, entre outros), assinado em 25.11.2015. O Decreto, […]

Meio Ambiente: IBAMA e ICMBio atualizam...
Foi publicada, em 30 de novembro de 2020, a Portaria Conjunta nº 589/2020, que atualiza diretrizes e critérios aplicáveis à fase de conciliação ambiental dos processos sancionatórios do IBAMA e ICMBio enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública relacionada com o novo coronavírus (Covid-19). A partir da publicação da Portaria, o autuado, cujo […]

Meio Ambiente: Lei que estabelece a log...
Entrou em vigor, em 22 de novembro de 2020, a Lei Estadual nº 11.326/2020, que estabelece a obrigatoriedade da implantação de logística reversa de diversos produtos e embalagens comercializados no Estado do Maranhão, por parte de seus fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Apesar de a lei estabelecer obrigações que já são regulamentadas em âmbito federal, […]