

Renata Campetti Amaral
Área de atuação: ESG - Environmental, Social and Governance, Direito do Consumidor, Meio Ambiente e Sustentabilidade
renata.amaral@trenchrossi.com
+ 55 11 3048 6800
OAB SP - Nº
308930
Experiência profissional
Renata Campetti Amaral associou-se ao Escritório em 2002 e tornou-se sócia em 2013. Como Sócia Sênior, lidera o grupo de prática de Meio Ambiente, Consumidor e Sustentabilidade e coordena as iniciativas de sustentabilidade conduzidas pelo B-Green no Brasil.
Na área ambiental e de sustentabilidade, coordena diversos dos maiores casos de contaminação e regularização ambiental do país. Presta assessoria em negociação com autoridades; processos contenciosos judiciais e administrativos; revisão de aspectos ambientais de instituições e operações financeiras; elaboração de disposições ambientais em contratos e outras operações comerciais; gestão ambiental, auditoria legal e outras práticas organizacionais; análise regulatória e institucional e de controle ambiental; negociação e implementação de planos de remediação ambiental; licenciamento ambiental; aspectos jurídicos da proteção da biodiversidade; gerenciamento de crises ambientais; desenvolvimento de políticas e estratégias preventivas para empresas; negociação e redação de contratos para compra e venda de créditos de carbono.
Em questões relativas a Direito do Consumidor, realiza análise de aspectos do Direito do Consumidor em contratos e transações comerciais, processos contenciosos judiciais e administrativos; atua na solução negociada de questões relacionadas ao Direito do Consumidor; na celebração de acordos com autoridades competentes; na análise, planejamento e supervisão dos aspectos jurídicos de recalls, em campanhas publicitárias e estratégias de marketing; em aspectos de Direito do Consumidor no comércio eletrônico e em questões relacionadas à tecnologia da informação; e desenvolvimento de políticas e estratégias preventivas para empresas.
Prêmios e Reconhecimentos
Renata Amaral tem sido reconhecida há muitos anos por sua atuação na área ambiental por Chambers Latin America, LACCA nas categorias Energy e Environment, Latin Lawyer 250 nas categorias Environment e Administrative Law, Who’s Who Legal, Legal 500 nas categorias Environment e Public Law, Leaders League avaliada como “highly recommended”, LACCA Thought Leaders na categoria Energy e Análise Advocacia 500 com avaliação Tier 2 na especialidade ambiental.
Renata também é reconhecida por sua atuação na área do Consumidor por Leaders League e Análise Advocacia 500.
Formação Acadêmica
É graduada pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialista em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e possui LL.M. pela University of Texas School of Law, Austin, Estados Unidos.
Atividades Acadêmicas / Palestras
Lecionou Direito Internacional e Direito Ambiental na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica e atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Obras e Publicações
É autora/coautora de diversas obras e publicações, ressaltando-se entre elas:
– “Eco-Tourism in Brazil: Legal Framework”, Revista de Ablfs & McKfnzif, 2005.
– “Protocolo de Kyoto – O Mercado a favor da Conservação Ambiental”, Revista Direito e Economia, Porto Alegre. Artigo redigido juntamente com Ricardo D. Chaves Barcellos, 2005.
– Implementação das Regras de Kyoto – Manual publicado pela Câmara Americana de Comércio, 2005.
– “Crédito de reduções de emissões transacionáveis – um estudo sob a ótica de Coase”, Orientadora, Revista de Direito e Economia, 2008.
– Sistema nacional de defesa do consumidor: agentes, mecanismos e desafios, IBRAC 25 anos – Panorama legal sobre as relações de consumo no Brasil / Legal overview about consumer relations in Brazil, Editora Singular, 2017.
– Compliance e Direito do Consumidor em uma era radical de transparency, IBRAC – Panorama legal sobre as relações de consumo na era digital / Legal overview on consumer relations in the digital age, Editora Singular, 2018.
– A Proteção da Confiança do Consumidor por Meio da Adoção de Boas Práticas na Era da Transparência Radical, Revista Brasileira de Direito Comercial Nº 25 – Doutrina – Out-Nov/2018.
– Boas Práticas e Sustentabilidade nas Relações de Consumo” como parte do livro “30 anos do Código de Defesa do Consumidor: A evolução das relações de consumo” organizado e publicado pelo Comitê de Relações de Consumo do IBRAC em 2020.
Novidades Relacionadas

Renata Amaral fala ao portal LexLatin sobre adoção de estratégias ESG pelas empresas
Nesta semana, a sócia Renata Amaral falou ao portal LexLatin sobre a adoção de estratégias ESG por parte das empresas. A advogada conversou com o veículo durante a realização do painel “ESG and M&A in Latin America”, que aconteceu dentro da programação da Conferência Internacional da IBA, que teve sócia como uma das palestrantes. Segundo […]

Artigo: “UE inclui normas de meio ambiente e direitos humanos em cadeias de suprimentos
A sócia Renata Amaral e o associado Alexandre Jabra assinam artigo, publicado pelo portal LexLatin, que analisa a proposta europeia de diretiva sobre a realização de due diligence ambiental e de direitos humanos nas operações e cadeias de fornecimento de empresas privadas. Segundo os advogados, assim que aprovada, os estados-membros terão dois anos para incorporar […]

Chambers Brazil Awards 2022
É com grande orgulho que anunciamos mais um importante reconhecimento que conquistamos. O Chambers Brazil Awards 2022, premiação promovida pela Chambers and Partners, principal publicação do mercado jurídico do mundo, destacou Trench Rossi Watanabe como uma das bancas ranqueadas na categoria Pro Bono: Outstanding Firm. O prêmio evidencia a proeminência de escritórios de advocacia, refletindo ações […]

Novo Decreto sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC é publicado
Em resumo Foi publicado o Decreto nº 11.034 de 2022 no Diário Oficial da União na última terça-feira (05/04/2022). O Decreto regulamenta a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor, e estabelece diretrizes e normas sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Mais detalhes O novo Decreto […]