Experiência profissional
Tiago Caruso associou-se ao escritório em 2019. Integra o grupo de Direito Penal Corporativo, atuando com foco em casos de direito penal econômico e empresarial. Tiago atua em casos de alta complexidade, representando empresas e executivos em situações de crise institucional, envolvendo crimes ocorridos dentro da empresa e em prejuízo dela. Assessora os clientes tanto de forma consultiva, elaborando pareceres jurídicos, quanto de forma contenciosa, na fase administrativa e judicial. Auxilia empresas na estruturação de programas de integridade corporativa (principalmente nos aspectos relacionados ao criminal compliance) e no gerenciamento de crises, com foco nos impactos criminais irradiados para a própria instituição e para seus representantes. Desenvolve estratégias jurídico-criminais nos casos envolvendo crimes contra a ordem tributária, o sistema financeiro nacional, a administração pública, o meio ambiente, a saúde pública, o consumidor, a propriedade intelectual, a ordem econômica e contra a honra, bem como fraudes corporativas e lavagem de capitais, dentre outros.
Prêmios e Reconhecimentos
Tiago Caruso é reconhecido pela Análise Advocacia 500 como um dos advogados mais admirados do país na área penal.
Formação Acadêmica
Doutorando, Mestre e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-graduado em Compliance pela Fundação Getúlio Vargas (GVLaw). Realizou cursos de extensão na Escola de Ciências Criminais (CEDPAL) na Universidade de Göttingen, Alemanha (GAU) e outros dentro da sub-área do Direito Penal Econômico e Empresarial. Foi agraciado como pesquisador-visitante na Universidade Ludwig Maximilians, em Munique, Alemanha (LMU) durante a realização do Mestrado.
Atividades Acadêmicas / Palestras
Além disso, Tiago Caruso atualmente é professor-assistente no Mestrado, na pós-graduação Latu Sensu e na graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e parecerista do Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCrim). Também integra o corpo editorial da Revista Magister de Direito Penal e Processo Penal e a Revista Magister de Criminologia e Vitimologia. É palestrante em cursos e eventos no Brasil sobre temas ligados ao Direito Penal.
Obras e Publicações
É autor e coautor de livros e artigos publicados em jornais de grande circulação e em revistas científicas, destacando, em especial, a autoria do livro “Responsabilidade penal em decisões embasadas em pareceres técnicos e jurídicos”, publicada em coletânea internacional da Editora Marcial Pons em 2020.
Idiomas
Inglês, Espanhol, Francês e Alemão.
Novidades Relacionadas

Tiago Caruso assina artigo em homenagem a ex-Juíza do Tribunal Penal Internacional
O associado Tiago Caruso, em conjunto com Eloisa Arruda, assinou o artigo intitulado “A participação das vítimas no Tribunal Penal Internacional: direitos e garantias”. O material faz parte de uma coletânea de artigos em homenagem à Sylvia Steiner, ex- Juíza do Tribunal Penal Internacional. O livro, publicado pela Editora D’Plácido, pode ser adquirido por meio do link.

Tiago Caruso lança livro que analisa as responsabilidades de decisões penais
O associado Tiago Caruso assina obra que congrega seus estudos, realizados durante o mestrado, intitulada “Responsabilidade penal nas decisões embasadas em pareceres técnicos e jurídicos”, publicada pela editora Marcial Pons. O livro, de 286 páginas, tem como objetivo responder quando e em que medida poderá haver responsabilidade penal em decisões baseadas em parecer técnico ou […]

Revista do Instituto de Ciências Penais divulga artigo assinado pelo associado Tiago Caruso
O associado Tiago Caruso publicou um artigo sobre a Lei de Crimes Financeiros na Revista do Instituto de Ciências Penais. Leia.

Artigo – “Deve o direito penal proibir a difusão das Fake News?”
Nesta semana, o portal IBCCRIM divulgou um artigo assinado pelo associado Tiago Caruso sobre a função do Direito penal na contenção dos danos causados pela difusão de fake news, cuja prática ainda não tem regulação no Brasil. Leia na íntegra.