Atalho

Novidades

Inclusão de serviços no escopo do regime aduaneiro especial de Drawback e RECOF

30/07/2025

Em resumo

No dia 29 de julho de 2025, foi publicada a Lei Complementar nº 216/2025 que, entre outras mudanças, incluiu os serviços no escopo dos regimes aduaneiros especiais de Drawback e RECOF.

A nova regulamentação prevê a suspensão do pagamento da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins, bem como os devidos PIS/Pasep-Importação e Cofins-Importação, incidentes na importação ou aquisição no mercado interno, de forma combinada ou não, de serviços vinculados direta e exclusivamente à exportação ou associados à entrega no exterior de produtos resultantes da utilização, por pessoa jurídica beneficiária dos regimes aduaneiros especiais de Drawback e RECOF.

As alterações no regime de Drawback entram em vigor a partir da data da publicação (29 de julho de 2025), apenas em relação aos atos concessórios deferidos a partir de 1º de janeiro de 2023.

Em relação ao RECOF, as alterações produzem efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026.

Mais detalhes – Drawback serviços

Como regra, o Drawback permite que as empresas habilitadas importem ou adquiram no mercado interno, com suspensão dos tributos federais, mercadorias a serem submetidas à industrialização de produtos destinados à exportação.

A Lei Complementar nº 216/2025 alterou a Lei nº 11.945/2009 para incluir serviços no escopo do Drawback, conforme regulamentado pelas Portarias SECEX nº 418/2025 e Conjunta SECEX/RFB nº 3/2025, publicadas em 29 de julho de 2025.

Abaixo destacamos os seguintes pontos de mudança e atenção:

  • Serviços incluídos: A suspensão dos tributos federais abrange apenas os serviços listados no Anexo I da Nomenclatura Brasileira de Serviços (“NBS”), que inclui serviços de intermediação na distribuição de mercadorias no exterior; serviços de armazenagem de mercadorias; serviços de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário ou multimodal de cargas; serviços de remessas expressas; serviços de arrendamento mercantil operacional ou locação de contêineres; e serviços de instalação e montagem de mercadorias exportadas.
  • Limitações: A suspensão não se aplica (i) aos atos concessórios de fabricantes intermediários; (ii) aos serviços vinculados à exportação ou entrega no exterior de produtos vendidos a empresas comerciais exportadoras com fim específico de exportação para o exterior, quando o ônus da contratação do serviço não for da pessoa jurídica titular do ato concessório; (iii) aos serviços vinculados à importação ou à aquisição no mercado interno de mercadorias empregadas ou consumidas na produção de bens a serem exportados; (iv) aos serviços relacionados à industrialização, ainda que realizada sob encomenda, ao reparo, criação, cultivo ou atividade extrativa dos produtos a serem exportados; (v) aos serviços adquiridos no mercado interno de pessoas jurídicas optantes do Simples Nacional e (vi) aos serviços vinculados a produtos remetidos em consignação, na hipótese de inexistência de venda definitiva no exterior dentro do prazo de validade do ato concessório.
  • Procedimento: Caso haja previsão de importação ou aquisição no mercado interno de serviços, a solicitante da suspensão deverá identificar os produtos a exportar ao amparo do pedido de ato concessório deferidos a partir do 1º de janeiro de 2023, aos quais os serviços estarão direta e exclusivamente vinculados. Esse ato deve conter a descrição dos serviços a serem adquiridos ou importados, devidamente classificados segundo os códigos da NBS. Poderá ser também exigida, até o encerramento do regime que venha a ser concedido, a apresentação de documentos que demonstrem as características da contratação dos referidos serviços pela solicitante, a exemplo do contrato de prestação de serviços e da fatura comercial.
  • Prazo: A importação ou aquisição no mercado interno de serviço ao amparo do regime de drawback suspensão deverá ocorrer dentro do prazo de vigência do ato concessório e será comprovada por meio de nota fiscal eletrônica de serviços, que deve observar os requisitos previstos na regulamentação.
Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1649, 31º andar
Edifício EZ Towers, Torre A | 04711-130
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin