Atalho

Novidades

Ética, compliance e investigações

MPF PUBLICA ORIENTAÇÃO SOBRE ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO CÍVEL EM CASOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

13/11/2020

A 5ª Câmara de Combate à Corrupção (5CCR) do Ministério Público Federal (MPF), publicou na última terça-feira (10/11) a Orientação nº 10, que prevê regras para a celebração de acordos de não persecução cível (ANPC) para pessoas físicas ou jurídicas investigadas ou processadas pela prática de atos de improbidade administrativa, definidos nas leis 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) e 12.846/2013 (Lei Anticorrupção).

Os interessados em celebrar o ANPC devem apresentar ao MPF os fatos ilícitos que tenham conhecimento e sejam objeto do acordo, prestar informações e esclarecimentos solicitados, assim como firmar compromisso de cessação da prática dos atos ilícitos. Dentre as obrigações de colaboração em investigação de improbidade, o ANPC poderá impor ao celebrante a entrega de provas relativas à conduta ilícita de outros sujeitos passíveis de responsabilização e obter seu compromisso em abster-se de se candidatar a cargos políticos ou ocupar cargos de confiança na administração pública por prazo de até oito ano. No caso de pessoas jurídicas, implementar ou aperfeiçoar programas de integridade, entre outras obrigações.

Em contrapartida, o instituto poderá prever benefícios proporcionais às vantagens obtidas com a celebração do acordo e seus resultados, como a redução de multa e isenção das penalidades previstas nas Leis de Improbidade e Anticorrupção, sem implicar na redução de eventuais valores para ressarcimento por danos materiais causados aos cofres públicos, ou no afastamento do perdimento dos bens, direitos ou valores que representem vantagem resultante de atos infracionais.

A celebração do ANPC dependerá da anuência do ente público ou governamental lesado pelo ato de improbidade, que deverá ser consultado antes da assinatura do termo do acordo. Uma vez assinado, o acordo será homologado pela 5CCR ou pela Justiça, conforme o caso e terá sua execução monitorada pelo MPF. O descumprimento de suas previsões implicará a perda dos benefícios concedidos e a imediata retomada da ação ou da investigação.

Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin