Atalho

Novidades

Lançamento de novas ferramentas para prevenção ao conflito de interesses na administração pública federal

04/07/2022

Em resumo 

No dia 28 de junho de 2022, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário participou do “Ciclo de Encontros”, evento organizado em Brasília para tratar da prevenção de conflito de interesses nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. No âmbito do evento, houve o lançamento de duas ferramentas, o Painel de Prevenção de Conflito de Interesses e o Manual sobre Tratamento de Conflito de Interesses – Análise de Consultas sobre Riscos de Conflito de Interesses e Pedidos de Autorização para o Exercício de Atividade Privada, as quais se direcionam para a disseminação do assunto e direcionamento de conduta diante de situações potenciais de conflito de interesses.

Mais detalhes

De acordo com as informações:

  • As ferramentas se direcionam para o tratamento e gerenciamento das questões ligadas à prevenção do conflito de interesses.
  • O Painel apresenta dados das consultas sobre riscos de conflito de interesses e pedidos de autorização para exercício de atividade privada feitos no SeCI – Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses, passando a ser possível o acompanhamento do número de consultas, seu status e seus resultados.  
  • O Manual é votado às equipes dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal responsáveis por analisar riscos de conflito de interesses – o que também servirá como fonte de consulta para servidores e empregados públicos que tenham dúvidas acerca da prevenção de situações desta natureza.
  • Obrigações legais de prevenção de conflito de interesses aos servidores e empregados do Poder Executivo Federal estão previstas na Lei de Conflito de Interesses (Lei Federal nº 12.813/2013).
  • As ferramentas, entretanto, mesmo que voltadas aos servidores e empregados acima mencionados, também serão importantes como fonte de consulta para a gestão de riscos de entes privados e implementação de políticas internas visto que as decisões no âmbito do SeCI serão disponibilizadas em ementário da CGU.
  • As novas práticas adotadas pela Administração Pública reforçam a tendência de maior controle em relação a situações de conflitos de interesse.
  • Políticas e controles efetivos a afastar conflitos de interesse ajudam as entidades públicas e privadas a evitarem seu envolvimento em atos que podem ser considerados fraudulentos, corruptos, ilegais ou antiéticos, afastando riscos de responsabilização e reputação.
  • Assim como entes públicos, as entidades privadas devem estar atentas para situações que gerem conflito de interesses e tomar atitudes aptas a afastá-la, seja abstendo-se de certas condutas ou seja adotando medidas mitigadoras em relação à situação. Dessa forma, a conduta esperada deve estar disposta de forma clara em suas políticas internas, assim como seus controles devem ser aptos a detectar qualquer violação às diretrizes internas.

A área de compliance do Escritório Trench Rossi Watanabe se coloca à disposição e oferece os serviços de análises dos diversos riscos relacionados às atividades das Empresas atuando no planejamento, aplicação e monitoramento de programas de compliance efetivos e consistentes com requisitos legais, regulatórios e com as melhores práticas de mercado.​

Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin