Atalho

Novidades

Novo Decreto sobre Receitas Financeiras de Variação Cambial

21/05/2015

Foi publicado o Decreto n.º 8.451/2015, tratando da tributação das receitas financeiras de variação cambial pela contribuição ao PIS e pela COFINS (“PIS/COFINS”).

Essa medida surgiu em razão da recente majoração das alíquotas para o total de 4,65 % sobre receitas financeiras (Decreto n.º 8.426/2015), antes reduzidas a 0 %, com vigência a partir de 01/07/2015. Abaixo resumimos as alterações em tópicos:

1. Redução a 0 % – Exportação e demais Obrigações

As receitas financeiras de variações monetárias em função da taxa de câmbio permanecem com alíquotas 0 %, quando se tratar de (I) operações de exportação de bens e serviços para o exterior; e (II) obrigações contraídas pela pessoa jurídica, inclusive empréstimos e financiamentos.

A redução a 0 % das alíquotas não abrange os casos em que o contribuinte tiver um direito (crédito) contratado em moeda estrangeira sujeita à variação monetária em função da taxa de câmbio, salvo os casos de operações de exportação. Caso esse direito sofra variação positiva, o Fisco provavelmente considerará como receita tributável a 4,65 %.

2. Redução a 0 % – Operações de Hedge

As alíquotas também ficam reduzidas a zero quando se tratar de receitas de operações de cobertura (hedge) realizadas em bolsa de valores, de mercadorias e de futuros ou no mercado de balcão organizado destinadas exclusivamente à proteção contra riscos inerentes às oscilações de preço ou de taxas quando, cumulativamente, o objeto do contrato negociado:

a) estiver relacionado com as atividades operacionais da pessoa jurídica; e
b) destinar-se à proteção de direitos ou obrigações da pessoa jurídica.

3. Regime de Caixa x Regime de Competência

Regra geral, as despesas e receitas de variação cambial devem ser reconhecidas pelo regime de caixa (art. 30 da MP n.º 2.158-35/2001), podendo o contribuinte optar pelo regime de competência em Janeiro de cada ano (via DCTF), valendo para todo o ano-calendário.

Antes do novo Decreto, a alteração desse regime no decorrer do ano somente seria possível mediante Portaria do Ministro da Fazenda no caso de elevada oscilação da taxa de câmbio. Com o novo Decreto, a alteração de regime pode ser feita independente da referida Portaria.

O contribuinte pode alterar o regime quando, no período de um mês-calendário, o valor do dólar dos EUA para venda, apurado pelo BACEN, sofrer variação positiva ou negativa acima de 10 %, percentual que se presume elevada oscilação da taxa de câmbio.

Tal variação é determinada mediante a comparação entre os valores do dólar no 1.º e no último dia do mês-calendário para os quais exista cotação publicada pelo BACEN.

A alteração somente pode ser efetivada no mês-calendário seguinte, na forma a ser definida pela Receita Federal do Brasil, aplicando-se a todo ano-calendário. Confirmada a elevada oscilação entre janeiro e maio de 2015, a alteração de regime poderá ser efetivada em junho deste ano.

Ainda, a cada elevada oscilação dentro de um mês-calendário, haverá uma única possibilidade de alteração do regime.

Estamos à disposição para auxiliar e prestar eventuais esclarecimentos que se façam necessário.

AVISO IMPORTANTE

Este Legal Alert é uma publicação de caráter informativo do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados.

Sua finalidade é destacar assuntos relevantes na área jurídica e não deve ser interpretado como uma opinião legal sobre qualquer assunto.
Para opiniões legais e informações adicionais, por favor, não hesite em nos contatar

Adriana Gravina Stamato de Figueiredo

Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin