Atalho

Novidades

Publicada nova Prática Recomendada da ABNT com orientações e diretrizes para incorporação de práticas ESG

03/01/2023

Em resumo

Foi publicada, em 14 de dezembro de 2022, a Prática Recomendada ABNT 2030, que dispõe sobre a conceituação, orientações e modelos de avaliação para a implementação de práticas ESG (Environmental, Social and Governance) às organizações e negócios em geral.

Mais detalhes


A Prática Recomendada ABNT 2030 (“PR”), a qual dispõe sobre a conceituação, orientações e modelos de avaliação para a implementação de práticas ESG, visa, em síntese, auxiliar e orientar os negócios e organizações em geral na incorporação de práticas e avaliação de critérios dos eixos ESG. A PR é aplicável a todos os tipos de organizações, incluindo as empresas públicas ou privadas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, independentemente do seu porte e do setor de atividade.
 
Para elaboração do referido documento, a ABNT realizou consulta nacional e contou com  contribuições de diversas associações e sociedades do setor empresarial, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
 
A PR estabelece como seu escopo a propositura de critérios ambientais, sociais e de governança, bem como modelo de avaliação para que as organizações possam identificar o estágio em que se encontram e traçar metas para evolução e incorporação de práticas ESG.
 
Ainda, a PR é bastante específica e detalhada quanto aos três eixos dos critérios ESG, trazendo orientações sobre os temas mais atuais e relevantes nos eixos ambiental, social e de governança, bem como regulações, normas, compromissos e exemplos para cada eixo analisado.
 
Quanto ao eixo ambiental, por exemplo, a PR dispõe sobre amplo conjunto de práticas para adequação das atividades quanto aos temas e critérios de mudanças climáticas, recursos hídricos, biodiversidade, gestão de resíduos e economia circular e, por vim, gestão ambiental e prevenção da poluição. Cada tema do eixo em análise tem, como desdobramento, critérios para avaliação.
 
Por fim, o documento ainda apresenta modelo de avaliação e direcionamento de práticas ESG para que as organizações possam avaliar as próprias práticas internas adotadas, com a classificação e descrição de cinco estágios de maturidade ESG: (i) elementar; (ii) não integrado; (iii) gerencial; (iv) estratégico; e (v) transformador.
 
Apesar de não vinculante, a Prática Recomendada ABNT 2030 servirá como importante guia na incorporação e adequação de práticas e critérios ESG.
 
Nossa equipe de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade possui amplo conhecimento sobre o tema e está à disposição para conversar sobre os impactos das orientações propostas no dia-a-dia das empresas e associações.
Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Imprensa
JeffreyGroup
Nara Neri 55 11 3185.0800 | Ext.832

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin