Atalho

Novidades

Terceirização – Projeto de Lei nº 4.330 de 2004 – “PL 4330/04”

10/04/2015

No último dia 08 de abril de 2015, a Câmara dos Deputados aprovou o texto base do Projeto de Lei nº 4330/2004 (“PL 4330/04”), que regulamenta os contratos de terceirização no mercado de trabalho. Esse texto ainda será discutido na Câmara, na próxima terça-feira, 14.04.15, ocasião em que serão votadas emendas substitutivas ao Projeto, propostas por diversos deputados. Após, o Projeto será enviado, já com as emendas e modificações sugeridas, para aprovação pelo Senado Federal.

O Projeto estava tramitando na Câmara dos Deputados há mais de 10 anos, sendo que, desde 2011, voltou a ser amplamente discutido por deputados e representantes das centrais sindicais e dos sindicatos patronais. Isso porque, até o presente momento, não havia uma Lei regulamentando a terceirização de serviços. Em razão dessa lacuna, o assunto vinha sendo “regulado” pelo judiciário, por meio de Súmula (Súmula 331) editada pelo Tribunal Superior do Trabalho, que prevê que apenas e tão somente as atividades-meio podem ser objeto de terceirização e desde que não haja a pessoalidade e a subordinação direta com a tomadora de serviços. Além disso, a referida Súmula estabelece que o inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica na responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual.

Nesse cenário, o PL 4330/04 visa suprir essa lacuna, regulamentando as terceirizações dos serviços, estipulando a forma de contratação (seja para empresas privadas seja para públicas, exceto administração pública direta, autarquias e fundações). Os seus termos, embora, sob alguns aspectos, polêmicos, acaba por positivar pontos de extrema relevância sobre a contratação de mão de obra terceirizada.

Abaixo, algumas das inovações trazidas pelo texto base do PL 4330/04 (ainda sujeito a emendas), que, no momento, disciplina a matéria nos seguintes termos:

(i) abrangência das terceirizações para todas as atividades da empresa (atividades-meio e atividades fim).
(ii) prestação de serviços determinados e específicos (especialiazação dos serviços) e possibilidade de subcontratação, pela prestadora, dos serviços contratados.
(iii) não configuração de vínculo empregatício entre a contratante e os trabalhadores ou sócios das prestadoras, qualquer que seja o seu ramo.
(iv) capital social mínimo das prestadoras de serviços, vinculado ao número de empregados;
(v) a tomadora passa a ser diretamente responsável por garantir as condições de saúde e segurança do prestador de serviços enquanto estiver a seu serviços, em suas dependências ou em local por ela determinado;
(vi) possibilidade da contratante estender ao trabalhador da empresa prestadora dos serviços, benefícios oferecidos aos seus empregados, tais como atendimento médico e refeições.
(vii) responsabilidade subsidiaria da tomadora, mas com previsão de indenização especifica (valor equivalente a importância paga ao trabalhador terceirizado) em ação de regresso contra a prestadora de serviços.
(viii) contribuição sindical (art. 578, e seguintes da CLT) do trabalhador terceirizado ao sindicato representante da categoria profissional correspondente à atividade exercida pelo trabalhador na empresa contratante.
(ix) anistia às partes das penalidades não compatíveis com a Lei, impostas com base na legislação anterior.

O assunto é bem amplo e vai suscitar ainda muitas discussões e alterações até a aprovação do texto final do Projeto, mas certamente já é um marco na regulamentação de uma prática que exigia positivação há muito tempo.

Estamos à disposição para auxiliar e prestar eventuais esclarecimentos adicionais que se façam necessário sobre o assunto.

AVISO IMPORTANTE

Este Legal Alert é uma publicação de caráter informativo do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados.

Sua finalidade é destacar assuntos relevantes na área jurídica e não deve ser interpretado como uma opinião legal sobre qualquer assunto.
Para opiniões legais e informações adicionais, por favor, não hesite em nos contatar.

Ana Paula Ferreira Vizintini
Hércules Celescuekci
Leticia Ribeiro Crissiuma de Figueiredo

Compartilhe nas redes sociais
Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin