Atalho

A XI Conferência Internacional para Multinacionais acontece nos dias 05 e 06 de outubro. Nesta edição, novamente, em formato totalmente online, nossos sócios do Trench Rossi Watanabe receberão diversos especialistas para debater os assuntos mais relevantes do momento no âmbito jurídico no Brasil e no mundo, reunidos em mais de 10 sessões, divididas em dois dias de palestras e discussões sobre temas como:

  • Futuro do trabalho remoto e os possíveis impactos fiscais e trabalhistas;
  • Pontos de atenção trazidos pela reforma tributária;
  • Tendências da transição energética, com desafios e oportunidades trazidos pela descarbonização das economias com o uso crescente de energias renováveis e o novo mercado de hidrogênio;
  • Legislação antifraude;
  • Responsabilidade dos administradores em operações de M&A;
  • Transformação digital;
  • Debates sobre a condução de negócios na era ESG;
  • Aspectos trabalhistas e de proteção de dados envolvendo o avanço da vacinação.

Serão mais de 30 palestrantes, especialistas em diversas áreas, que conduzirão um conteúdo riquíssimo em mais de 17 horas de evento.

folha
Neste ano, em parcería com a S.O.S. Mata Atlântica, para cada inscrição em nossa Conferência, plantaremos uma árvore em reservas naturais, como meio de reforçar o nosso compromisso com ações de responsabilidade ambiental.

05 de outubro – Terça-feira (1º dia)

  • Sessão 1

    Painel de abertura - As tendências tributárias no mundo pós Covid e os efeitos para as multinacionais brasileiras
  • Sessão 2

    Trabalho remoto e cross border no mundo pós Covid
  • Sessão 3

    A era dos serviços digitais: o impacto do projeto da OCDE (pilares I e II) e das medidas fiscais unilaterais no Brasil e no mundo
  • Sessão 4

    Estruturas e novas tendências de financiamento dos negócios na era ESG
  • Sessão 5

    Um olhar para o futuro: o que esperar do contencioso tributário brasileiro

06 de outubro – Quarta-feira (2º dia)

  • Sessão 6

    As novas fronteiras do mercado de carbono: what's next?
  • Sessão 7

    Contratação de energia renovável na América Latina: perspectivas e oportunidades
  • Sessão 8

    Oportunidades trazidas pela transição energética na América Latina e a economia do hidrogênio
  • Sessão 9

    Prevenção à lavagem de dinheiro em transações internacionais
  • Sessão 10

    Responsabilidade dos administradores em operações de M&A e experiências no exterior
  • Sessão 11

    Avanço da vacinação e retorno ao trabalho presencial: como lidar com aspectos trabalhistas e de proteção de dados?

09h às 10h

Venha discutir conosco os temas mais modernos relacionados ao Mercado de Carbono: as medidas protetivas do comércio implementadas internacionalmente; os benefícios econômicos da integração entre Carbono e Biodiversidade; o controle das emissões na cadeia de fornecimento e de consumo; o papel do departamento jurídico nessas transformações.

Moderadora: Renata Campetti Amaral, sócia de Trench Rossi Watanabe

David Canassa, diretor de reservas da Votorantim

Graham Stuart, sócio de Ablfs McKfnzif Londres

Adriana Cardinali Straube, diretora de compliance do Mercado Livre

Inscreva-se

Renata Amaral – Sócia de Trench Rossi Watanabe

Renata Campetti Amaral é a líder do grupo de Direito Ambiental e Sustentabilidade de Trench Rossi Watanabe. Ela foi escolhida pela Client Choice como uma das principais representantes do direito ambiental brasileiro e, nos últimos anos, tem sido reconhecida pela Chambers, LACCA, Latin Lawyer e Legal 500 como uma das advogadas ambientais mais admiradas do Brasil. Renata lidera diversos dos maiores casos ambientais e de regularização do país. Possuí grande experiência em assuntos de sustentabilidade e mudanças climáticas, bem como na gestão de crises e negociação com stakeholders. Coordena vários projetos relacionados à geração e venda de créditos de carbono para setores industriais como Energia e Agronegócios. Tem mestrado pela Universidade do Texas - Austin, e especializou-se em ESG e Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley. Renata é docente em cursos de pós-graduação em direito ambiental, mudanças climáticas e assuntos de ESG.

Graham Stuart - Sócio de Ablfs McKfnzif Londres

Graham Stuart is a partner in Ablfs McKfnzif's London office specialising in product regulation and environmental, health and safety law. Graham advises on the regulation of pharmaceuticals, medical devices, chemicals, food, and a wide range of consumer and industrial products, acting for clients in connection with global integrations and reorganisations; product manufacturing, marketing, supply and distribution; EU and UK product authorisation regimes; non-conformities, regulatory investigations and prosecutions. His practice also covers operational environmental, health and safety matters for industrial and manufacturing facilities; the assessment and management of environmental risk in complex multi-jurisdictional projects, mergers and acquisitions; and climate change law and emissions trading.

Adriana Cardinali Straube - Diretora de Compliance do Mercado Livre

Adriana L. Cardinali Straube, Diretora Jurídica do Mercado Liivre. Presidente da Comissão de Estudos de Defesa da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/SP (triênio 2019-2021). Graduada e Mestre em Direito pela PUC-SP e Doutora em Direito pela USP. Visiting Researcher e Visiting Fellow na King’s College London (2008-2010). Professora de cursos de Pós-graduação, palestrante e autora de diversos livros e artigos jurídicos, no Brasil e no exterior.

Vice Presidente Jurídica, Governança Corporativa e Propriedade Intelectual da Braskem S/A.Advogada. Graduada, Mestre e Doutora em Direito pela USP.

10h às 11h

Moderador: José Roberto Martins, sócio de Trench Rossi Watanabe

Adam Milgrom, associado de Trench Rossi Watanabe

Ines Vasquez, sócio de Ablfs McKfnzif Peru

Inscreva-se

José Roberto Martins - Sócio de Trench Rossi Watanabe

José Roberto Martins ingressou no Escritório em 1993 e tornou-se sócio em 2001. Ele atua como parte do Comitê Administrativo de Trench Rossi Watanabe. José presta assessoria em transações de fusões e aquisições, desenvolvimento e financiamento de projetos, assessorando investidores estratégicos, desenvolvedores de projetos, fornecedores de equipamentos e serviços, concessionárias e grandes consumidores de energia e outros atores nas áreas de energia renovável, gás, produtos químicos, mineração, infraestrutura, construção e financiamento.

José foi reconhecido por publicações especializadas, tais como Chambers, Latin Lawyer, Who's Who Legal, Lacca Approved, Thought Leaders e Análise Advocacia 500, como advogado líder nos setores de energia e recursos naturais no Brasil.

Adam Milgrom - Associado de Trench Rossi Watanabe

Adam Milgrom associou-se ao escritório em 2008 e atua em grandes transações envolvendo projetos de energia elétrica, gás, transporte (portos, aeroportos, ferrovias e rodovias), água e saneamento básico. Também atua em joint ventures, privatizações e parcerias público-privadas. Coordena auditorias jurídicas por parte da compradora e da vendedora, incluindo aspectos societários, contratuais, imobiliários, financeiros e regulatórios. Auxilia, ainda, na preparação, revisão e negociação de contratos transacionais. É especializado na regulação do setor elétrico, atuando na preparação, revisão e negociação de contratos específicos do setor, como PPAs, EPCs e O&Ms, bem como na elaboração de pareceres relativos ao setor. Atua também com questões envolvendo direito público, relações governamentais e direito regulatório, auxiliando na preparação de pareceres neste sentido e auxiliando em licitações públicas em geral. Trabalhou no escritório de Ablfs McKfnzif de Chicago, Estados Unidos, onde atuou na área de projetos de energia elétrica, gás e transportes. É graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializado em Direito Societário pelo INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa.

Ines Vazquez - Sócia Baker MacKenzie Lima

Ines Vazquez is a partner in Estudio Echecopar. Prior to joining the Firm, she was the head of Latin America Power's Legal Department for two years, during which she gained wide experience and was exposed to transactions in multiple jurisdictions. She has worked on privatization and concession procedures in the electric power sector for private clients, as well as in bidding processes of public services concessions in general. She also has a solid background in corporate law, mergers and acquisitions, financing, and has participated in several acquisition transactions and sale of companies, assets and shares participations, including mergers, spin-offs, reorganizations and other structures, both domestic and international.

Additionally, Ines has contentious and non-contentious construction practice based on domestic and international arbitration, advising both private and state owned companies.

11h às 12h

A transição do setor de energia global de combustíveis fósseis para zero carbono tem estado no topo da agenda de muitos governos e players do mercado em todo o mundo nos últimos anos.

Neste painel debateremos os principais desafios e oportunidades trazidos pela transição energética para diferentes indústrias, abordando as perspectivas dos produtores, grandes consumidores e agentes de logística no setor de energia

Moderadora: Danielle Valois, sócia de Trench Rossi Watanabe

Maria Fernanda Furtado, sócia de Trench Rossi Watanabe

Denmon Sigler, sócia de Ablfs McKfnzif Houston

Inscreva-se

Danielle Valois - Sócia de Trench Rossi Watanabe

Danielle Valois associou-se ao Escritório em 1999 e tornou-se sócia em 2011. Ela lidera a prática de Óleo & Gás no Brasil. Danielle possui ampla experiência no fornecimento de suporte jurídico, regulatório e comercial em fusões e aquisições, negócios internacionais, petróleo e gás e projetos de desenvolvimento de infraestrutura, disputas, aconselhamento anticorrupção e de sanções, formulação de políticas e governança corporativa. Danielle é advogada credenciada no Brasil e possui vasta experiência em projetos internacionais com múltiplas jurisdições.

Danielle tem sido reconhecida por sua atuação pelos principais rankings jurídicos como Chambers, IFLR 1000, The Legal 500, Latin Lawyer 250, Who's Who Legal, Analise Advocacia Mulher - Full Service e LACCA Approved.

Maria Fernanda Furtado – Sócia de Trench Rossi Watanabe

Maria Fernanda Furtado associou-se ao Escritório em 1996 e tornou-se Sócia em 2006, liderando desde então a prática tributária no escritório do Rio de Janeiro. Com atuação voltada para as indústrias de petróleo e gás, mineração e infraestrutura, Maria Fernanda possui vasta experiência em tributação internacional, fusões e aquisições e tributos indiretos. Além disso, Maria Fernanda é palestrante em diversos cursos, conferências e seminários, tanto no Brasil (promovidos pelo IBC, ABAMEC, CEAD, IBEF, FIRJAN) quanto no exterior (International Drilling Association, Energy Forum, Ablfs McKfnzif Latin American Tax Conference) com ênfase em tributação da indústria de petróleo e gás, planejamento fiscal e indiretos.

Maria Fernanda Furtado tem sido reconhecida por sua atuação como líder na área tributária brasileira pelos principais rankings jurídicos com International Tax Review e The Legal 500.

14h às 15h

A crescente complexidade das transações financeiras internacionais e a atuação mais incisiva das autoridades de prevenção à lavagem de dinheiro trazem muitos desafios para empresas que operam nos mais variados mercados. Por meio da discussão de um caso prático envolvendo várias jurisdições, discutiremos com nossos colegas de Ablfs McKfnzif os mais atuais temais envolvendo lavagem de dinheiro, incluindo potenciais exposições legais e colaboração internacional entre autoridades. Mariana Freitas de Souza, Risk and Compliance Officer da Paypal Brasil, trará sua experiência sobre como instituições financeiras vem se preparando para operar nesse cenário.

Moderadores:

Felipe Ferenzini, sócio de Trench Rossi Watanabe

João Gameiro, sócio de Trench Rossi Watanabe

Henry Garfield, sócio de Ablfs McKfnzif Londres

Christoph Kurth, sócio de Ablfs McKfnzif Zurique

Inscreva-se

Felipe Ferenzini - Sócio de Trench Rossi Watanabe

Felipe Noronha Ferenzini associou-se ao Escritório em 2009 e tornou-se sócio em 2018. Ele co-lidera o grupo de Compliance e Investigações no Brasil. Felipe possui vasta experiência na área de Compliance, estruturando e liderando investigações internas complexas, implementação de programas de Compliance, Risco e Governança (avaliação de riscos, políticas internas, mecanismos de remediação, treinamentos). Felipe também tem relevante experiência em Direito Administrativo e sancionatório. Felipe possui uma sólida experiência em assessorar empresas estrangeiras e brasileiras em relação às regras de Compliance (Leis Anticorrupção Brasileiras, FCPA, lavagem de dinheiro e conformidade regulatória - farmacêutica, petróleo e gás, bancos, entre outras), lidando com diferentes stakeholders - autoridades, reguladores, auditores internos e externos, Conselho de Administração, agências reguladoras, comitês independentes de supervisão).
Felipe tem sido reconhecido por sua atuação por rankings jurídicos internacionais como Legal 500 - nomeado Next Generation Partner - edição de 2021, LACCA (Latin America Corporate Counsel Association) para os anos de 2020 e 2021 (sendo nomeado Thought Leader e o terceiro advogado mais votado do Brasil em todas as áreas, na edição de 2021). Felipe também é certificado pela Association of Certified Fraud Examiners - ACFE; Nova Iorque 2018, pela Associação de Especialistas Certificados em Combate à Lavagem de Dinheiro - ACAMS - 2020 e ex-aluno da Academia Internacional de Anticorrupção-IACA (bolsista).

João Augusto Gameiro - Sócio de Trench Rossi Watanabe

João Augusto Gameiro tornou-se sócio do Escritório em 2018, quando assumiu a liderança do grupo de Direito Penal Empresarial. Como advogado de defesa, representou diversas empresas multinacionais e seus acionistas e diretores em inquéritos policiais, ações penais, processos administrativos e comissões parlamentares de inquérito em casos de sonegação fiscal, crimes ambientais, crimes contra o consumidor, antitruste, corrupção, violação de marcas e patentes, concorrência desleal, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Também atuou como assessor na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo. Gameiro também prestou assessoria jurídica a empresas estrangeiras a respeito da legislação penal brasileira, participou de projetos de due diligence focados em responsabilidade criminal e exposição à legislação anticorrupção e antilavagem de dinheiro e conduziu investigações internas sobre fraudes corporativas, corrupção e infrações concorrenciais.

João Augusto Gameiro é reconhecido pela The Legal 500 e Análise Advocacia 500 por sua atuação na área penal.

Henry Garfield - Sócio de Ablfs McKfnzif Londres

Henry Garfield is a Senior Associate and Solicitor Advocate in Baker & McKenzie's Dispute Resolution Department based in London. Henry's practice focuses on internal investigations, compliance and business crime. He also undertakes general commercial litigation.

Christoph Kurth - Sócio de Ablfs McKfnzif Zurique

15h às 16h

Quais condutas são esperadas dos administradores em processos de aquisição? O que o administrador pode fazer para se proteger? Quais as best practices? Quais as principais similaridades e diferenças entre os processos de aquisição e investimento no Brasil e em países de economia mais desenvolvida? Coloque em sua agenda e venha participar conosco de uma discussão prática e troca de experiências sobre essas questões e esteja bem preparado para seu próximo projeto de aquisição, no Brasil ou no exterior.

Moderadora: Monica Cavalcanti, sócia de Trench Rossi Watanabe

Lara Schwartzmann, sócia de Trench Rossi Watanabe

Mark Mandel, co-chair de Ablfs McKfnzif do Grupo Transacional em Nova Iorque e Miami

Inscreva-se

Monica Pereira Cavalcanti – Sócia de Trench Rossi Watanabe

Monica Pereira Cavalcanti associou-se ao escritório do Rio de Janeiro em 1998 e tornou-se sócia em 2010. Coordena a equipe de private equity, venture capital e fusões e aquisições, societário e contratos do escritório do Rio de Janeiro; é especialista em questões e operações societárias, fusões e aquisições, reorganizações e assuntos relacionados à área contratual, societária e de governança em geral. Nas operações de M&A, atua em todas as fases da transação, incluindo a estruturação do negócio, coordenação dos projetos, elaboração e negociação de todos os contratos e documentos societários relacionados. Realiza pareceres e consultoria em matérias contratuais e regulatórias em diversas áreas e indústrias tais como petróleo e gás, alimentícia, aviação e defesa.

Monica Pereira Cavalcanti é reconhecida por diversas publicações legais, tais como Legal 500, Latin Lawyer 250, Análise Advocacia Mulher 2020 e Análise Advocacia 500.

Lara Schwartzmann - Sócia de Trench Rossi Watanabe

Lara Schwartzmann associou-se ao Escritório em 2000 e tornou-se sócia em 2011. Compõe o grupo de Transacional, possuindo vasta experiência na área societária, especialmente em fusões e aquisições e private equity, tendo atuado em projetos de alta visibilidade e relevância. Representante do escritório junto à Associação Brasileira das Companhias Abertas - ABRASCA e à Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital - ABVCAP. Trabalhou como associada de Baker Londres.

Lara tem sido reconhecida por sua atuação na área societária pelos principais rankings jurídicos como Leaders League, Legal 500 e Análise Advocacia 500, Com mestrado em LL.M.

Mark Mandel - Sócio de Ablfs McKfnzif NY e Miami

Mark Mandel is Co-Chair of the Transactional Practice Group in New Yorkand Miami. Mr. Mandel has been named by Legal 500 as one of the leading lawyers in the US for mergers and acquisitions and recognized by IFLR 1000 for mergers and acquisitions and capital markets. Mark has also been designated a "stand-out lawyer" by Acritas Stars.

Practice focus

Mark advises public and private companies and financial sponsors in connection with investments, mergers, acquisitions, divestitures, unsolicited and friendly tender offers, proxy contests, complex joint ventures, public offerings and private placements of securities and restructurings. He regularly represents clients in competitive auctions, both as bidders and sellers. He also regularly advises boards of directors and special committees on corporate governance and fiduciary duties.

16h às 17h

Apesar dos percalços iniciais, o avanço da vacinação tem levado empresas a prepararem o seu retorno ao trabalho presencial, ainda que mesclado com o teletrabalho. Com isso, muitas organizações estão exigindo que seus empregados apresentem o certificado de imunização para a volta. O painel trará uma visão geral médica sobre o trabalho presencial pós-pandemia, com especialista da Careplus, para então analisar aspectos trabalhistas (inclusive de saúde e segurança) e como conciliá-los com a Lei Geral de Proteção de Dados, principalmente em relação à coleta de dados sensíveis para controle.

Flavia Rebello, sócia de Trench Rossi Watanabe

Leticia Ribeiro, sócia de Trench Rossi Watanabe

Dra. Martha Sulzbach, coordenadora médica na Care Plus

Inscreva-se

Flavia Rebello - Sócia de Trench Rossi Watanabe

Flávia Rebello Pereira associou-se ao Escritório em 1999. Integra o grupo de Propriedade Intelectual, Tecnologia e Proteção de Dados, atuando com foco nas práticas de proteção de dados, licenciamento, franquia, comércio eletrônico e Internet. Possui vasta experiência em elaboração, negociação e revisão de contratos envolvendo propriedade intelectual, incluindo fornecimento de tecnologia, licença de marca e licença de patente, franquia, licença de direito autoral, licença e distribuição de software e contratação de software como serviço. É especialista em proteção de dados e privacidade, incluindo implementação de projetos, revisão de política e violação de dados. Presta consultoria em diversos aspectos de comércio eletrônico, internet e redes sociais.

Flávia tem sido reconhecida por sua atuação na área pelos principais rankings jurídicos como Latin Lawyer 250, Leaders League, LACCA Approved, Chambers, Who’s Who Legal, The Legal 500 e Análise Advocacia 500.

Leticia Ribeiro – Sócia de Trench Rossi Watanabe

Leticia Ribeiro C. de Figueiredo associou-se ao Escritório em 1998 e tornou-se sócia em 2013. Até julho de 2003, esteve primordialmente envolvida nas áreas de M&A e Societário, com experiência em projetos nacionais e internacionais e reestruturações societárias. Desde julho de 2003, passou a atuar exclusivamente no grupo de Direito do Trabalho. Atua em casos estratégicos de contencioso e consultoria relevante de questões individuais e coletivas (Ex. restruturações, equity pay, PDVs, PLRs, alteração de planos de remuneração e benefícios), incluindo projetos nacionais e internacionais. Atua também em negociação coletiva.

Leticia é reconhecida por sua atuação na área Trabalhista pelos principais rankings jurídicos como Latin Lawyer 250, The Legal 500, Leaders League e Análise Advocacia 500.

Dra. Martha Sulzbach – Coordenadora Médica na CarePlus

Médica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Residência em Clínica Médica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Residência em Endocrinologia e Metabologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Coordenadora médica da Governança Clínica da Care Plus - gestão de programas de atendimento aos beneficiários.

Trench Rossi Watanabe
São Paulo
Rua Arq. Olavo Redig de Campos, 105
31º andar - Edifício EZ Towers
Torre A | O4711-904
São Paulo - SP - Brasil

Rio de Janeiro
Rua Lauro Muller, 116 - Conj. 2802
Ed. Rio Sul Center | 22290-906
Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Brasília
Saf/s Quadra 02 - Lote 04 - Sala 203
Ed. Comercial Via Esplanada | 70070-600
Brasília - Distrito Federal - Brasil

Porto alegre
Av. Soledade, 550
Cj. 403 e 404 | 90470-340
Porto Alegre - RS - Brasil

Imprensa
JeffreyGroup
Nara Neri 55 11 3185.0800 | Ext.832

Ícone do Instagram
Ícone do Podcast
Ícone do Facebook
Ícone do YouTube
Ícone do Linkedin